segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Led Zeppelin



Esta é a primeira de muitas postagens sobre o Led Zeppelin que estão sendo preparadas por todos aqui da Pensão do Rock. O Led Zeppelin foi uma banda muito foda e não tem como ser imparcial ao escrever sobre estes monstros do rock. 
Page, Bonham, Plant e Jones em 77
Primeiro vamos contar um pouco da história desses gigantes. Tudo começou em 1966 com a banda The Yardbirds na qual Jimmy Page tocava. A banda foi ficando meio capenga e em 1968 alguns membros sairam. Como os Yardbirds ainda tinham alguns shows marcados, precisaram urgentemente chamar alguém para suprir as perdas. O primeiro vocalista procurado não aceitou, porém indicou Robert Plant para seu lugar. Após alguma conversa ele aceitou, e uma dupla de ouro (Page/Plant) estava formada. Plant ainda indicou o baterista John Bonham. Pouco tempo depois o baixista dos Yardbirds saiu da banda e John Paul Jones contatou Jimmy, que já o conhecia e o aceitou na banda. Formou-se então o “The New Yardbirds” com todos os membros do futuro Led Zeppelin. Após terminarem os shows marcados, Jimmy Page cogitou chamar Jeff Beck para tocar novamente com ele (já que ele foi um dos primeiros a sair do Yardbirds). Ao saber desta notícia, Keith Moon, baterista do The Who, disse que se eles fizessem um show juntos, eles cairiam como um Zeppelin de chumbo (lead zeppelin), Page curtiu o nome, e com uma sugestão do produtor tiraram o “a” do nome.
Page e Plant em uma das únicas apresentações ao vivo gravadas da banda, The Song Remains the Same
Em 1969, o Led Zeppelin começou a tocar com esta alcunha. E foi neste ano, que eles lançaram seu primeiro disco, que será comentado alguns posts para frente. A partir daí, foi só alegria na vida dos quatro, que se tornaram a banda mais influente e mais rentável do mundo.
Formação original e contracapa do primeiro disco.
Curiosidade: esta foto foi tirada pelo ex-baixista dos Yardbirds
 Após a gravação de 9 albúns, em 25 de setembro de 1980 John Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito em um quarto da mansão de Jimmy Page, dando fim à carreira do Led Zeppelin. Depois disso a banda foi desfeita, pois não haveria mais condições de continuar com o nome Led Zeppelin. Um álbum ainda foi gravado (CODA), porém muito inferior aos outros. Após a morte de Bonham a banda ainda se reuniu algumas vezes, com outro Bonham na bateria, Jason Bonham, filho de John, tocou com os gigantes do rock, mas devido à brigas e conflito de interesses, a banda nunca mais se reuniu definitivamente.
Led em uma das poucas reuniões com Jason na bateria

-Porpeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário